Por: Lilian Michelli Giovanelli, Matheus Ramoa Varaschin e Tatiany Gomes

DURAÇÃO DA AULA: 100 min. (2 tempos de aula)

PÚBLICO ALVO: 1º ano do Ensino Fundamental

TEMA

Arte, corpo e identidade.

OBJETIVO GERAL

Valorizar e refletir sobre as famílias e suas construções a partir do livro Em Família de Olga de Dios.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Ler o livro Em Família de Olga de Dios;
  2. Refletir sobre as diferenças entre as construções familiares;
  3. Estimular a coordenação motora fina;
  4. Realizar pinturas e/ou desenhos representando sua família.

CONTEÚDOS

  1. Livro Em Família de Olga de Dios;
  2. Diferentes construções familiares;
  3. Coordenação motora fina;
  4. Pintura e/ou desenho de representações familiares.

METODOLOGIA / PROCEDIMENTOS

(0 – 5 min.) Recepção dos estudantes e organização para o início da aula.

(5 – 20 min.) Ao início da aula será apresentado o livro Em Família de Olga de Dios. O professor irá ler o livro de frente para os estudantes, para que eles possam ver as ilustrações contidas.

(20 – 35 min.) Após a leitura do livro, vamos conversar sobre ele e as questões que ele traz. Perguntar o que as crianças mais gostaram, vamos chamar a atenção para a diversidade da construção familiar, que cada família é diferente uma da outra. Nesse momento vamos conversar com os estudantes novamente e ouvir suas opiniões sobre essas construções.

(35 – 75 min.) Nesse momento, o professor irá propor que cada estudante desenhe a sua família com os materiais disponíveis.

(75 – 100 min.) Depois será aberta uma roda de conversa em que o professor perguntará aos estudantes o que eles acharam do resultado final e do processo criativo, perguntando se gostaram do material utilizado, além de deixar os estudantes a vontade para apresentarem suas famílias. Os professores podem comentar também sobre suas famílias. É importante as crianças perceberem que existem vários tipos de formações familiares e todas são importantes.

RECURSOS MATERIAIS

  1. Recurso visual (o livro Em Família de Olga de Dios);
  2. Lápis de cor;
  3. Giz;
  4. Tinta;
  5. Pincel;
  6. Olhos de plástico;
  7. Papel A4;
  8. Penas;
  9. Papel color set;
  10. Tesoura;
  11. Cola.

AVALIAÇÃO

A avaliação será formativa processual, mediante a participação da turma em todas as atividades pedagógicas.

BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PARÂRAMETROS CURRICULARES NACIONAIS – Artes – Ensino de primeira à quarta série.1997.

Dios, Olga de. Em família. 1ed. São Paulo: Boitata, 201.

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