Por: Thamiris Gomes e Julia Esquerdo
Ano: 1° ano E.M.
Disciplina: Artes
Duração: 1 aula
Tema: A linguagem como cultura
Objetivo Geral:
– Reconhecer a cultura como manifestação da linguagem.
Objetivos Específicos:
– Compreender a importância da linguagem na formação de diversas expressões da nossa cultura;
– Desenvolver o olhar do estudante acerca de diversas artes com relação à identificação da linguagem como fator determinante para seu feito;
– Investigar a linguagem nas mais diversas expressões artísticas;
– Reconhecer o caráter identitário da variação linguística ao analisar as mais diversas artes;
– Exemplificar o uso das mais diversas características linguísticas no universo da arte.
Conteúdos:
– Slide com exemplos de uso da linguagem na arte;
– Análises em grupo acerca de cada exemplo;
– Propostas de discussão.
Recursos Materiais:
– Computador;
– Projetor multimídia;
– Caixinha de som.
Metodologia/Procedimentos:
– Parte 1 (25 min)
– Abertura do slide propondo um primeiro questionamento sobre o que os alunos entendem como linguagem.
– Apresentação do que é língua, linguagem e variação linguística.
– Apresentação de exemplos dentro da arte que se utilizam da variação linguística para compor sua expressão (como memes, tirinhas, Twitter e trap).
– Parte 2 – (25 min)
– Discussão com toda a turma acerca do tema, levantando questionamentos e pedindo novos exemplos para além daqueles que foram mostrados nos slides.
Avaliação:
– Participação;
– Interatividade;
– Contribuição no debate.
Apresentação: Slide.
Bibliografia:
– HIPÓLITO, Jorge Luiz Vitor e GOMES, Nataniel dos Santos. Variação linguística na música brasileira. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). – O TEMPO. Você sabe o que é o TRAP? Veja explicação de artistas sobre o gênero. Vídeo 04:02. Belo Horizonte, Minas Gerais.
– MC Poze do Rodo e Filipe Ret. Me Sinto Abençoado. Produção Musical Ajaxx. Vídeo 03:35.
Nenhuma resposta ainda