Por: Thamiris Gomes e Julia Esquerdo 

Ano: 1° ano E.M.

Disciplina: Artes

Duração: 1 aula

Tema: A linguagem como cultura 

Objetivo Geral

– Reconhecer a cultura como manifestação da linguagem. 

Objetivos Específicos

– Compreender a importância da linguagem na formação de diversas expressões da nossa cultura;

– Desenvolver o olhar do estudante acerca de diversas artes com relação à identificação da linguagem como fator determinante para seu feito;

– Investigar a linguagem nas mais diversas expressões artísticas;

– Reconhecer o caráter identitário da variação linguística ao analisar as mais diversas artes;

– Exemplificar o uso das mais diversas características linguísticas no universo da arte.

Conteúdos

– Slide com exemplos de uso da linguagem na arte;

– Análises em grupo acerca de cada exemplo;

– Propostas de discussão.

Recursos Materiais

– Computador;

– Projetor multimídia;

– Caixinha de som.

Metodologia/Procedimentos

– Parte 1 (25 min) 

– Abertura do slide propondo um primeiro questionamento sobre o que os alunos entendem como linguagem. 

– Apresentação do que é língua, linguagem e variação linguística. 

– Apresentação de exemplos dentro da arte que se utilizam da variação linguística para compor sua expressão (como memes, tirinhas, Twitter e trap). 

– Parte 2 – (25 min) 

– Discussão com toda a turma acerca do tema, levantando questionamentos e pedindo novos exemplos para além daqueles que foram mostrados nos slides. 

Avaliação

– Participação;

– Interatividade;

– Contribuição no debate.

Apresentação: Slide.

Bibliografia: 

– HIPÓLITO, Jorge Luiz Vitor e GOMES, Nataniel dos Santos. Variação linguística na música brasileira. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). – O TEMPO. Você sabe o que é o TRAP? Veja explicação de artistas sobre o gênero. Vídeo 04:02. Belo Horizonte, Minas Gerais.

– MC Poze do Rodo e Filipe Ret. Me Sinto Abençoado. Produção Musical Ajaxx. Vídeo 03:35.

Nenhuma resposta ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *