Por: Fellipe Gonçalves, Leonardo Barcelos e Lucas Matede.

DURAÇÃO DA AULA: 60 min. 

PÚBLICO-ALVO: 8° ano do Ensino Fundamental 

TEMA: Desenhos, animações e identidade: a construção de gênero na infância.

OBJETIVO GERAL:

• Explicitar a diferença entre personagens masculinos e femininos em animações. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

• Experimentar através de cores e formas representações de si;

• Construir narrativas a partir da produção desenvolvida;

• Apresentar a diversidade existente nas questões de gênero. 

CONTEÚDOS: 

• Imagens de diferentes animações (Branca de neve, A bela e a fera, O rei  leão, heróis e heroínas, Steven universe);

• Apresentação dos conceitos de “jornada de herói” e “jornada da heroína”,  evidenciando suas diferenças. 

• Apresentação das identidades “intersexual” e “não-binárie”.

RECURSOS MATERIAIS: 

• Recurso audiovisual (Projetor Multimídia, TV ou computador);

• Giz de cera e lápis de cor com diferentes cores; 

• Papel. 

METODOLOGIA: 

(0 – 5 min.) Recepção dos estudantes e organização para o início da aula. 

(5 – 20 min.) Primeira parte da aula: introdução teórica dos conceitos. Nesse  momento, através de slides, haverá uma introdução sobre as construções de  filmes de animação e suas personagens, evidenciando assim as diferenças entre  “filmes de menino” e “filmes de menina” e, diferenciando personagens  masculinas e femininas, utilizando como suporte os conceitos de jornada de  herói e jornada de heroína. 

(20 – 40 min.) Segunda parte da aula: a prática em desenvolver representações de si. Nesse próximo momento, será solicitado aos alunos que expressem,  através do desenho e da pintura, para criarem suas próprias personagens, sejam  heróis ou heroínas, não necessariamente uma forma humana, mas algo que lhes  represente, atentando-se aos traços e cores. Serão distribuídos aos alunos, papel, lápis e giz de cera de diversas cores.

(40 – 60 min.) Terceira parte: discussão sobre as percepções de si. Nesse último  momento da aula, será disponibilizado um espaço de incentivo para os alunos  mostrarem suas produções e, discursarem sobre o que eles veem nelas: Quem  é aquela personagem? Quais são suas cores? Quais são suas formas e traços?  Qual seu significado? possibilitando criar narrativas de representações de si. 

Arquivo da apresentação

Apresentação

BIBLIOGRAFIA: 

NASCIMENTO, Fagner Deport Ferreira do. Entre aparências e contrastes:  imaginário do masculino nas animações Disney. 2018. 

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, [s. l.], 2018. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8174. Acesso em: 1 jun. 2023.  

SILVA, Italo Luis. Leitura de imagem na infância: contribuições das animações  Disney para a educação. 2022. Trabalho de conclusão de  curso graduação em Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco,  Caruaru, 2021. Disponível em:  https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42978. Acesso em: 1 jun. 2023. 

BALENSIFER, Danielle Rotholi, and Elizabete JAGUARIBE. Paralelo entre as  animações Disney e o processo de identificação do espectador. Recife: Intercom–Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares  da Comunicação (2012). Disponível em:  http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2012/resumos/R32-0865- 1.pdf. Acesso em: 1 jun. 2023. 

IMAMURA, Claudio. O estudo de arquétipos femininos representados nos  desenhos animados dos estúdios Disney. 2018. 203 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade  Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. Disponível em: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25060. Acesso em: 1  jun. 2023. 

BALISCEI, João Paulo; CALSA, Geiva Carolina; STEIN, Vinícius. “(in) felizes  para sempre”? Imagens da Disney e a manutenção da heteronormatividade. Bagoas – estudos gays: gêneros e sexualidades, Natal, v.  10, n. 14, p. 163-180, jan. /jun. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/11451/8061>. Acesso em: 1 jun.  2023. 

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. 11a Ed. São Paulo: Editora  Pensamento, 2013. CANDIDO, Antonio ; ROSENFELD, Anatol; 

PRADO, Decio de Almeida de; GOMES, Paulo Emílio Salles. A personagem de  ficção. 4a Ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A:1974.

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