Por: Fellipe Gonçalves, Leonardo Barcelos e Lucas Matede.
DURAÇÃO DA AULA: 60 min.
PÚBLICO-ALVO: 8° ano do Ensino Fundamental
TEMA: Desenhos, animações e identidade: a construção de gênero na infância.
OBJETIVO GERAL:
• Explicitar a diferença entre personagens masculinos e femininos em animações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Experimentar através de cores e formas representações de si;
• Construir narrativas a partir da produção desenvolvida;
• Apresentar a diversidade existente nas questões de gênero.
CONTEÚDOS:
• Imagens de diferentes animações (Branca de neve, A bela e a fera, O rei leão, heróis e heroínas, Steven universe);
• Apresentação dos conceitos de “jornada de herói” e “jornada da heroína”, evidenciando suas diferenças.
• Apresentação das identidades “intersexual” e “não-binárie”.
RECURSOS MATERIAIS:
• Recurso audiovisual (Projetor Multimídia, TV ou computador);
• Giz de cera e lápis de cor com diferentes cores;
• Papel.
METODOLOGIA:
(0 – 5 min.) Recepção dos estudantes e organização para o início da aula.
(5 – 20 min.) Primeira parte da aula: introdução teórica dos conceitos. Nesse momento, através de slides, haverá uma introdução sobre as construções de filmes de animação e suas personagens, evidenciando assim as diferenças entre “filmes de menino” e “filmes de menina” e, diferenciando personagens masculinas e femininas, utilizando como suporte os conceitos de jornada de herói e jornada de heroína.
(20 – 40 min.) Segunda parte da aula: a prática em desenvolver representações de si. Nesse próximo momento, será solicitado aos alunos que expressem, através do desenho e da pintura, para criarem suas próprias personagens, sejam heróis ou heroínas, não necessariamente uma forma humana, mas algo que lhes represente, atentando-se aos traços e cores. Serão distribuídos aos alunos, papel, lápis e giz de cera de diversas cores.
(40 – 60 min.) Terceira parte: discussão sobre as percepções de si. Nesse último momento da aula, será disponibilizado um espaço de incentivo para os alunos mostrarem suas produções e, discursarem sobre o que eles veem nelas: Quem é aquela personagem? Quais são suas cores? Quais são suas formas e traços? Qual seu significado? possibilitando criar narrativas de representações de si.
BIBLIOGRAFIA:
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