O projeto de extensão “Compartilhando Saberes no Ensino das Artes” tem como proposta central ampliar o acesso a conteúdos atualizados no campo do ensino de Artes na Educação Básica, contribuindo para a formação de professores e o desenvolvimento de práticas pedagógicas criativas, críticas e, sobretudo, conectadas à realidade dos estudantes. Para isso, conta com a colaboração contínua de estudantes da Licenciatura em Artes Visuais do Instituto de Artes da UERJ, que atuam na elaboração de diversos materiais didático-pedagógicos como planos de aula, apresentações em PDF, e-books e propostas metodológicas, voltados às linguagens das Artes Visuais, Cênicas, Música e Dança.

Esses materiais são disponibilizados gratuitamente por meio deste site, com o objetivo de democratizar o acesso a recursos que dialoguem com as experiências culturais e sociais dos sujeitos escolares. Além da produção de conteúdo, o projeto realiza ações presenciais junto às escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro, com destaque para aquelas vinculadas à 1ª Coordenadoria Regional de Educação (1ª CRE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Nessas unidades, são promovidos encontros formativos com professores e oficinas práticas de Artes com estudantes da Educação Básica, fundamentadas nos materiais criados pelos licenciandos.

As oficinas são concebidas como espaços de escuta, criação coletiva e experimentação artística, favorecendo a troca entre universidade e escola. Por meio dessa ação extensionista, busca-se fortalecer o diálogo entre os saberes acadêmicos e as vivências do cotidiano escolar, oferecendo experiências formativas para os futuros docentes e contribuindo diretamente para a qualificação do ensino de Artes. Inspirado em referenciais da cultura visual, da arte-educação e dos currículos vividos, o projeto propõe metodologias sensíveis às experiências dos sujeitos escolares e às demandas contemporâneas, estimulando o engajamento dos estudantes e valorizando a Arte como direito e forma de expressão.

No contexto da Educação Básica, o componente curricular Arte abrange uma ampla diversidade de linguagens e propõe-se a construir conexões significativas entre professores e estudantes por meio de práticas de criação, leitura, produção, expressão e reflexão sobre manifestações artísticas. Como destaca a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a área de Arte contribui para a formação integral dos estudantes ao “estimular o respeito à diversidade e o diálogo intercultural, pluriétnico e plurilíngue, elementos essenciais para a cidadania ativa” (BRASIL, 2017, p. 193). Contudo, na prática, o ensino de Artes ainda é frequentemente limitado por abordagens estéticas convencionais e por materiais que não dialogam com as experiências visuais, culturais e sociais dos estudantes.

Diante desse cenário, o projeto “Compartilhando Saberes no Ensino das Artes” propõe ampliar o leque de recursos disponíveis, incentivando práticas pedagógicas mais sensíveis, inventivas e alinhadas ao cotidiano das escolas. A atuação direta nas escolas públicas da rede municipal do Rio de Janeiro, especialmente naquelas vinculadas à 1ª CRE, é um dos diferenciais do projeto, que se firma como um elo entre universidade e educação básica.

Para os estudantes da Licenciatura em Artes Visuais da UERJ, a participação no projeto representa uma vivência formativa fundamental. Ao se engajarem na criação de materiais e na realização das oficinas, desenvolvem competências pedagógicas, aprendem a trabalhar em equipe, a lidar com prazos e desafios da prática docente, além de fortalecerem sua autoconfiança e o compromisso com uma educação pública de qualidade. Já os professores e estudantes da Educação Básica são beneficiados com recursos pedagógicos que reconhecem e valorizam os saberes periféricos, as culturas juvenis e as múltiplas formas de expressão presentes nas escolas. Como ressalta a BNCC (ibid., p. 195), o ensino de Artes deve explorar as culturas visuais e promover o encontro com a diversidade.

Assim, o projeto “Compartilhando Saberes no Ensino das Artes” consolida-se como uma iniciativa que articula produção de conhecimento, prática pedagógica e compromisso social, contribuindo para uma educação mais plural, sensível e transformadora.


Coordenação

Rodrigo Torres do Nascimento

Bacharel e licenciado em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), licenciado em Pedagogia também pela Uerj, especialista em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da Uerj, especialista em Ensino de Artes Visuais pelo Colégio Pedro II, mestre em Arte e Cultura Contemporânea pelo Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes) da Uerj e doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da Uerj. É professor adjunto do Instituto de Artes (Uerj), onde coordena o projeto de extensão Compartilhando saberes no Ensino das Artes. Foi professor de Artes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio no Instituto Marcos Richardson, professor substituto de Artes Visuais no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) e professor do Ensino Fundamental – Anos Iniciais na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Currículo Lattes


Referências bibliográficas

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos praticados: regulação e emancipação no cotidiano escolar. 2003. Disponível em: <http:// 26reuniao.anped.org.br/trabalhos/inesbarbosadeoliveira.pdf>. Acesso em: 01 de dezembro de 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2013.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011.