Por: Ana Luiza, Caroline Luz, Dafne Vasques, Eduarda Ribeiro e Joyce Odara.
Ano: 4º e 5º ano do Ensino Fundamental
Disciplina: Artes
Duração: 90 minutos
Tema: Liberdade de expressão com ênfase nas expressões e papéis de gênero.
Objetivo geral: Contribuir para uma construção identitária individual e coletiva que não se limite às imposições sociais.
Objetivos específicos:
- Trabalhar a autoestima e liberdade de expressão individual;
- Valorizar e estimular o respeito das diferenças individuais dentro do contexto coletivo;
- Ampliar o repertório de possibilidades independente de papéis sociais de gênero;
- Promover igualdade de oportunidades a todos os gêneros.
Conteúdos:
- Autoestima e liberdade de expressão;
- Respeito das diferenças individuais;
- Papéis sociais de gênero;
- Igualdade de gênero.
Recursos materiais:
- Livro “A Criança debaixo do guarda-chuva”;
- Guarda-chuva;
- Fio de nylon;
- Agulha;
- Copos descartáveis transparentes de 300 ml;
- Papéis coloridos;
- Canetas coloridas;
- Massa de modelar;
- Retalhos de tecidos;
- Aviamentos (laços, botões, etc).
Metodologia / Procedimentos:
Primeira etapa (20 minutos):
As professoras irão mostrar um vídeo animado para ilustrar o tema dos estereótipos e preconceitos de gênero, convidando os alunos a debater o tema em seguida. Depois, irão abordar as diferenças individuais para além de gênero usando como guia trechos do livro “A criança debaixo do guarda-chuva”, e também sobre a linguagem não sexista utilizada no mesmo e sobre o gênero da personagem principal não ser definido como introdução para um segundo momento de diálogo.
Segunda etapa (20 minutos):
As professoras irão explicar a dinâmica, que consiste na proposta de construção de objetos, profissões, esportes, roupas, acessórios, etc. que sempre quiseram ter / ser e alguém adotou uma postura castradora ao dizer que não aquilo cabia ao seu gênero, ou por qualquer outro motivo.
Será disponibilizada massa de modelar infantil para os que optarem pelo tridimensional. Para os que preferirem se expressar por desenho, será proposta uma dinâmica de desenhos complementares a partir da utilização de dois copos de plástico transparentes. Um desenho (base) de figura humana será colado em um dos copos, o que ficará por dentro. Os copos devem estar um dentro do outro, com as bocas para baixo. O copo de fora deverá ser desenhado pelos alunos usando o desenho (base) como guia Os alunos podem fazer vários desenhos para complementar a base, que irão mudar conforme giram o copo de fora. Finalização (20 minutos):
Os alunos irão mostrar seus copos e esculturas, e falar sobre suas escolhas. Em seguida, as professoras irão prender os copos debaixo do guarda-chuva. Os objetos tridimensionais poderão ser adicionados ao guarda-chuva dentro de copos também.
Para finalizar, as professoras e crianças irão pendurar o guarda-chuva em um lugar onde o público possa interagir com os “copinhos” criados em sala de aula.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados de acordo com o engajamento e realização da atividade, independente do nível de desempenho no resultado final.
Bibliografia:
VIANA, Victor. A criança debaixo do guarda-chuva. Rio de Janeiro: UBOOK. 2021.
Nenhuma resposta ainda