Por: Elisa Marques, Niara Araújo e Marcelle Paola
Ano: 5° ano do Ensino Fundamental
Disciplina: Artes
Duração: 50min.
TEMA: MANDALAS
Objetivo geral: Desenvolver um debate sobre os processos de criação e expressão através da produção de mandalas.
Objetivos específicos:
- Conhecer um pouco sobre o significado das mandalas;
- Examinar algumas produções de mandalas feitas por culturas e sociedades diferentes;
- Estimular a criatividade e autonomia na forma de se expressar de cada aluno(a).
Conteúdos:
- Debate;
- Criação de mandalas;
- Conceitos geométricos: linha, ponto, forma e cores.
Recursos materiais:
- Lápis de grafite e colorido;
- Régua;
- Tesoura;
- Folhas brancas e coloridas;
- Caneta hidrográfica, giz de cera e tinta guache.
Metodologia/procedimentos (tempo sugerido):
0 – 5 minutos: Organização e recepção dos alunos para dar início à aula.
5 – 15 minutos: As professoras iniciarão a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre as Mandalas e logo após as respostas que eles derem, apresentarão os conceitos e significados do mesmo. Em seguida, as professoras farão uma apresentação das Mandalas indianas, indígenas, tibetanas e da arte contemporânea. Durante o processo, os alunos serão estimulados a darem suas opiniões sobre as mandalas, sobre o que acham delas, quais elementos geométricos estão presentes em cada mandala e como eles reconhecem esses elementos na própria natureza (flores, plantas, olho, sol, etc.).
15 – 40 minutos: Será distribuído pelas professoras alguns materiais para os alunos começarem a confecção de suas próprias mandalas, colocando em prática todo o conhecimento sobre o assunto adquirido durante a aula.
40 – 50 minutos: Após as confecções, os alunos serão convidados a apresentarem suas criações aos outros colegas de classe, abrindo um debate sobre os resultados finais.
Avaliação:
A avaliação será feita através da observação do processo artístico e criativo dos alunos, seu interesse pela aula e também da produção final.

Nenhuma resposta ainda