Por: Elisa Marques, Niara Araújo e Marcelle Paola 

Ano: 5° ano do Ensino Fundamental

Disciplina: Artes 

Duração: 50min. 

TEMA: MANDALAS 

Objetivo geral: Desenvolver um debate sobre os processos de criação e expressão através da produção de mandalas. 

Objetivos específicos: 

  • Conhecer um pouco sobre o significado das mandalas; 
  • Examinar algumas produções de mandalas feitas por culturas e sociedades  diferentes; 
  • Estimular a criatividade e autonomia na forma de se expressar de cada aluno(a). 

Conteúdos: 

  • Debate; 
  • Criação de mandalas; 
  • Conceitos geométricos: linha, ponto, forma e cores. 

Recursos materiais: 

  • Lápis de grafite e colorido; 
  • Régua;
  • Tesoura; 
  • Folhas brancas e coloridas; 
  • Caneta hidrográfica, giz de cera e tinta guache.

Metodologia/procedimentos (tempo sugerido): 

0 – 5 minutos: Organização e recepção dos alunos para dar início à aula. 

5 – 15 minutos: As professoras iniciarão a aula perguntando aos alunos o que eles sabem  sobre as Mandalas e logo após as respostas que eles derem, apresentarão os conceitos e  significados do mesmo. Em seguida, as professoras farão uma apresentação das Mandalas  indianas, indígenas, tibetanas e da arte contemporânea. Durante o processo, os alunos  serão estimulados a darem suas opiniões sobre as mandalas, sobre o que acham delas,  quais elementos geométricos estão presentes em cada mandala e como eles reconhecem  esses elementos na própria natureza (flores, plantas, olho, sol, etc.). 

15 – 40 minutos: Será distribuído pelas professoras alguns materiais para os alunos  começarem a confecção de suas próprias mandalas, colocando em prática todo o  conhecimento sobre o assunto adquirido durante a aula. 

40 – 50 minutos: Após as confecções, os alunos serão convidados a apresentarem suas  criações aos outros colegas de classe, abrindo um debate sobre os resultados finais. 

Avaliação: 

A avaliação será feita através da observação do processo artístico e criativo dos alunos,  seu interesse pela aula e também da produção final.

Nenhuma resposta ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *