Por: Gabriella Fernandes, Gabriel Loiola e Sara Canto

ANO: 2º ano do Ensino Médio.  

DISCIPLINA: Artes Visuais.

DURAÇÃO DA AULA: 1 hora e 20 minutos.

TEMA: Autoafirmação – reflexão sobre a própria identidade

OBJETIVO GERAL: Reconhecer a possibilidade de potência artística presente  em seu território, narrativa e/ou práticas do cotidiano.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Possibilitar um diálogo sobre a construção do processo identitário a partir de experiências vividas; 

2. Representar suas características culturais e/ou físicas de maneira  valorizada em suas produções imagéticas;

3. Desenvolver consciência estética e/ou plástica por meio dos materiais propostos.  

CONTEÚDOS / ASSUNTOS / PROGRAMA:

1. Possibilidade de diálogos sobre identidade e vivências; 

2. Representação das características culturais e/ou físicas de forma valorizada;  

3. Desenvolvimento de conhecimento estético e/ou plástico.

RECURSOS MATERIAIS:

• Projetor de slides;

• Folhas de papel A4;

• Lápis;

•  Borracha;

• Lápis de cor;

• Giz pastel oleoso;

• Lápis de tons de pele; 

• Caneta hidrográfica. 

METODOLOGIA / PROCEDIMENTOS:  

(0 – 05 min.) Recepção dos estudantes e organização para o início da aula.  

(05 – 15 min.) A aula dará início com a apresentação de trabalhos dos artistas Chris Buck, Albarte, SALEM e Keila Sankofa. Os professores Gabriela e Gabriel, irão conduzir a apresentação abordando temas como identidade e território, que aparecerão na apresentação por meio das artes visuais. Ao final, Sara irá propor que os estudantes desenvolvam uma imagem utilizando como  inspiração seus territórios e o processo de construção de suas identidades. 

(05 min.) Nesse momento, os professores apresentam os materiais disponíveis  expostos na mesa e instruem que a construção dessas imagens podem-se dar  de maneira livre.  

(20 – 30 min.) Tempo reservado para a produção prática dos estudantes,  orientando que ao final montaremos um painel com os trabalhos realizados.  

(20-25 min.) Tempo reservado para conversar sobre as impressões de cada  estudante durante o processo de criação e o resultado final do trabalho.  

AVALIAÇÃO: A avaliação dos estudantes se dará para além do resultado final  apresentado por cada um. O mais relevante, neste caso, está no processo que  ocorre durante a atividade, os diálogos que surgem entre a turma e a  disposição do estudante em ao menos tentar realizar/participar. 

BIBLIOGRAFIA:

FERRARI, Solange dos Santos. Arte por toda parte: volume  único – 2º edição, São Paulo: FTD, 2016. 

LINKS VISITADOS:

https://www.elitedaily.com/life/culture/lets-talk-about-race-photos-chris-buck oprah-magazine/1954524 

https://www.instagram.com/alb.arte/

https://www.instagram.com/afotogracria/

https://www.premiopipa.com/keila-sankofa/

https://projetoafro.com/artista/keila-serruya/

https://www.redetiradentes.com.br/projeto-disponibiliza-curta-metragem alexandrina-um-relampago-por-meio-de-intervencao-artistica-em-avenidas-de manaus/ 

LISTA DE IMAGENS

1. Chris Buck

2. Albarte – @alb.arte 

3. SALEM – @afotogracria

4. Keila Sankofa – @keilasankofa 

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