Por: Gabriella Fernandes, Gabriel Loiola e Sara Canto
ANO: 2º ano do Ensino Médio.
DISCIPLINA: Artes Visuais.
DURAÇÃO DA AULA: 1 hora e 20 minutos.
TEMA: Autoafirmação – reflexão sobre a própria identidade
OBJETIVO GERAL: Reconhecer a possibilidade de potência artística presente em seu território, narrativa e/ou práticas do cotidiano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Possibilitar um diálogo sobre a construção do processo identitário a partir de experiências vividas;
2. Representar suas características culturais e/ou físicas de maneira valorizada em suas produções imagéticas;
3. Desenvolver consciência estética e/ou plástica por meio dos materiais propostos.
CONTEÚDOS / ASSUNTOS / PROGRAMA:
1. Possibilidade de diálogos sobre identidade e vivências;
2. Representação das características culturais e/ou físicas de forma valorizada;
3. Desenvolvimento de conhecimento estético e/ou plástico.
RECURSOS MATERIAIS:
• Projetor de slides;
• Folhas de papel A4;
• Lápis;
• Borracha;
• Lápis de cor;
• Giz pastel oleoso;
• Lápis de tons de pele;
• Caneta hidrográfica.
METODOLOGIA / PROCEDIMENTOS:
(0 – 05 min.) Recepção dos estudantes e organização para o início da aula.
(05 – 15 min.) A aula dará início com a apresentação de trabalhos dos artistas Chris Buck, Albarte, SALEM e Keila Sankofa. Os professores Gabriela e Gabriel, irão conduzir a apresentação abordando temas como identidade e território, que aparecerão na apresentação por meio das artes visuais. Ao final, Sara irá propor que os estudantes desenvolvam uma imagem utilizando como inspiração seus territórios e o processo de construção de suas identidades.
(05 min.) Nesse momento, os professores apresentam os materiais disponíveis expostos na mesa e instruem que a construção dessas imagens podem-se dar de maneira livre.
(20 – 30 min.) Tempo reservado para a produção prática dos estudantes, orientando que ao final montaremos um painel com os trabalhos realizados.
(20-25 min.) Tempo reservado para conversar sobre as impressões de cada estudante durante o processo de criação e o resultado final do trabalho.
AVALIAÇÃO: A avaliação dos estudantes se dará para além do resultado final apresentado por cada um. O mais relevante, neste caso, está no processo que ocorre durante a atividade, os diálogos que surgem entre a turma e a disposição do estudante em ao menos tentar realizar/participar.
BIBLIOGRAFIA:
FERRARI, Solange dos Santos. Arte por toda parte: volume único – 2º edição, São Paulo: FTD, 2016.
LINKS VISITADOS:
https://www.instagram.com/alb.arte/
https://www.instagram.com/afotogracria/
https://www.premiopipa.com/keila-sankofa/
https://projetoafro.com/artista/keila-serruya/
LISTA DE IMAGENS:
1. Chris Buck
2. Albarte – @alb.arte
3. SALEM – @afotogracria
4. Keila Sankofa – @keilasankofa
Nenhuma resposta ainda