Por: Lilian Michelli Giovanelli, Matheus Ramoa Varaschin e Tatiany Gomes
DURAÇÃO DA AULA: 100 min. (2 tempos de aula)
PÚBLICO ALVO: 1º ano do Ensino Fundamental
TEMA
Arte, corpo e identidade.
OBJETIVO GERAL
Valorizar e refletir sobre as famílias e suas construções a partir do livro Em Família de Olga de Dios.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Ler o livro Em Família de Olga de Dios;
- Refletir sobre as diferenças entre as construções familiares;
- Estimular a coordenação motora fina;
- Realizar pinturas e/ou desenhos representando sua família.
CONTEÚDOS
- Livro Em Família de Olga de Dios;
- Diferentes construções familiares;
- Coordenação motora fina;
- Pintura e/ou desenho de representações familiares.
METODOLOGIA / PROCEDIMENTOS
(0 – 5 min.) Recepção dos estudantes e organização para o início da aula.
(5 – 20 min.) Ao início da aula será apresentado o livro Em Família de Olga de Dios. O professor irá ler o livro de frente para os estudantes, para que eles possam ver as ilustrações contidas.
(20 – 35 min.) Após a leitura do livro, vamos conversar sobre ele e as questões que ele traz. Perguntar o que as crianças mais gostaram, vamos chamar a atenção para a diversidade da construção familiar, que cada família é diferente uma da outra. Nesse momento vamos conversar com os estudantes novamente e ouvir suas opiniões sobre essas construções.
(35 – 75 min.) Nesse momento, o professor irá propor que cada estudante desenhe a sua família com os materiais disponíveis.
(75 – 100 min.) Depois será aberta uma roda de conversa em que o professor perguntará aos estudantes o que eles acharam do resultado final e do processo criativo, perguntando se gostaram do material utilizado, além de deixar os estudantes a vontade para apresentarem suas famílias. Os professores podem comentar também sobre suas famílias. É importante as crianças perceberem que existem vários tipos de formações familiares e todas são importantes.
RECURSOS MATERIAIS
- Recurso visual (o livro Em Família de Olga de Dios);
- Lápis de cor;
- Giz;
- Tinta;
- Pincel;
- Olhos de plástico;
- Papel A4;
- Penas;
- Papel color set;
- Tesoura;
- Cola.
AVALIAÇÃO
A avaliação será formativa processual, mediante a participação da turma em todas as atividades pedagógicas.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PARÂRAMETROS CURRICULARES NACIONAIS – Artes – Ensino de primeira à quarta série.1997.
Dios, Olga de. Em família. 1ed. São Paulo: Boitata, 201.
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