Por: Ana Carolina Pereira da Silva, Clara Guaracy Mayall, Vitória Dâmaris de Andrade Gomes e Wellington Miiller Amaral
Turma / Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental
Disciplina: Artes / História da Arte
Tema: Psicologia das Cores
Duração da aula: 100 min
Objetivo Geral:
Introduzir a psicologia das cores aos alunos de maneira simplificada, de forma que sirva de ferramenta para interpretação de obras e auto expressão.
Objetivos Específicos:
1. Apresentar ao aluno a ideia de que as cores têm um impacto na forma como interpretamos as coisas;
2. Conscientizar o aluno sobre a percepção do mundo que ele tem através das cores;
3. Registrar essas interpretações e incentivar o aluno a produzir com consciência delas, assim como aprender a analisar as obras apresentadas durante o resto do ano letivo levando as cores em consideração;
4. Estimular a criatividade do aluno a partir da limitação da quantidade de recursos, que o força a expandir as definições e possibilidades.
Recursos Materiais:
1. 10 folhas de papel colorido nas cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, roxo, rosa, marrom, preto e branco;
2. Canetas hidrográficas;
3. Fita adesiva;
4. Giz de Cera;
5. Lápis de cor;
6. Papel sulfite;
7. Pincéis;
8. Tesouras;
9. Tinta guache escolar.
Conteúdos:
As atribuições de sentidos, emoções, conceitos e elementos feitas às cores, tanto intuitivamente, quanto conscientemente por artistas, designers, entre outros responsáveis pela utilização das cores enquanto recurso visual no dia a dia.
Procedimentos (tempo sugerido):
(0 – 5 min ) Início da aula.
(5 – 35 min ) Conversa com os alunos, coleta e registro dos sentimentos, conceitos e elementos que eles associam a cada cor nos pedaços de papel correspondentes.
(35 – 85 min) Tempo de produção onde cada um terá direito a usar apenas uma cor, mantendo-se dentro do que foi atribuído à cor, enquanto o desenho é passado para o colega ao lado em intervalos constantes.
(85 – 100 min) Discussão sobre os resultados finais.
Avaliação:
Será feita a partir da análise da habilidade do aluno de assimilar as atribuições feitas às cores e aplicá-las na atividade, construindo com elas ou subvertendo-as conscientemente para a construção de um sentido oposto.
Nenhuma resposta ainda