Por: Ana Carolina Pereira da Silva, Clara Guaracy Mayall, Vitória Dâmaris de Andrade Gomes e Wellington Miiller Amaral 

Turma / Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental 

Disciplina: Artes / História da Arte 

Tema: Psicologia das Cores 

Duração da aula: 100 min 

Objetivo Geral: 

Introduzir a psicologia das cores aos alunos de maneira simplificada, de forma que sirva de ferramenta para interpretação de obras e auto expressão. 

Objetivos Específicos: 

1. Apresentar ao aluno a ideia de que as cores têm um impacto na forma como interpretamos as coisas;

2. Conscientizar o aluno sobre a percepção do mundo que ele tem através das cores;

3. Registrar essas interpretações e incentivar o aluno a produzir com consciência delas, assim como aprender a analisar as obras apresentadas durante o resto do ano letivo levando as cores em consideração; 

4. Estimular a criatividade do aluno a partir da limitação da quantidade de recursos, que o força a expandir as definições e possibilidades. 

Recursos Materiais: 

1. 10 folhas de papel colorido nas cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, roxo, rosa, marrom, preto e branco;

2. Canetas hidrográficas;

3. Fita adesiva;

4. Giz de Cera;

5. Lápis de cor;

6. Papel sulfite; 

7. Pincéis;

8. Tesouras;

9. Tinta guache escolar.

Conteúdos: 

As atribuições de sentidos, emoções, conceitos e elementos feitas às cores, tanto intuitivamente, quanto conscientemente por artistas, designers, entre outros responsáveis pela utilização das cores enquanto recurso visual no dia a dia. 

Procedimentos (tempo sugerido): 

(0 – 5 min ) Início da aula. 

(5 – 35 min ) Conversa com os alunos, coleta e registro dos sentimentos, conceitos e elementos que eles associam a cada cor nos pedaços de papel correspondentes. 

(35 – 85 min) Tempo de produção onde cada um terá direito a usar apenas uma cor, mantendo-se dentro do que foi atribuído à cor, enquanto o desenho é passado para o colega ao lado em intervalos constantes. 

(85 – 100 min) Discussão sobre os resultados finais. 

Avaliação: 

Será feita a partir da análise da habilidade do aluno de assimilar as atribuições feitas às cores e aplicá-las na atividade, construindo com elas ou subvertendo-as conscientemente para a construção de um sentido oposto.

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