Por: Izabella Cristina, Isabelle Penna, Janaína Carvalho e Karine de Souza.
Turma / Ano: 1° de Ensino Médio
Disciplina: Artes Visuais
Tema: O que é arte?
Duração da aula: 100 minutos.
Objetivo Geral: Reconhecer como é realizada a formação ideológica ocidental do que é arte.
Objetivos Específicos:
1. Investigar as diferentes concepções de arte durante a história ocidental;
2. Entender a complexidade de definir o que é considerado arte;
3. Inferir que existem múltiplas visões sobre o que é arte;
4. Avaliar o pensamento crítico dos estudantes a respeito do tema.
Recursos Materiais:
1. Papel A4;
2. Caneta;
3. Lápis de cor;
4. Canetinha hidrográfica;
5. Giz;
6. Equipamento de projeção de slides.
Conteúdos:
Introduzir o conceito de ideologia para exemplificar como em diferentes períodos históricos determinados filósofos contribuíram para que o conceito de arte fosse estabelecido no ocidente, citar e exemplificá-los e apresentar em contrapartida artistas que quebram com o entendimento clássico sobre o que é arte. Por fim, a realização de uma atividade prática sobre o tema “O que é arte na sua concepção pessoal e por que a obra do artista João França foi considerada vandalismo enquanto a fotografia da mesma (tirada por um artista branco) foi considerada arte?”.
Procedimentos:
(0 – 5 min) Início da aula;
(5 – 25 min) Apresentação de slides (Apresentação aqui);
(25 – 30 min) Debate sobre o tema abordado;
(30 – 80 min) Tempo para elaboração da atividade proposta;
(80 – 100 min) Discussão sobre o resultado final.
Avaliação:
A avaliação será dividida em três etapas: compreensão por parte do aluno das considerações feitas em aula, presença e participação nas atividades propostas.
Bibliografia:
Cauquelin, Anne. Teorias da arte. São Paulo: Martins, 2005.
Muniz, Fernando. Platão contra a arte. In: Os filósofos e a arte. Rio de Janeiro: Rocco, 2010. p. 15–42.
Nascimento, Luís F. S. Exposição e gênio na Crítica do Juízo. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, n. 4, p. 31–41, 1998.
Santoro, Fernando. Arte no pensamento de Aristóteles. In: Arte no pensamento. 2006. p. 72–88.
Tanner, Michael. Schopenhauer: metafísica e arte. São Paulo: UNESP, 2006.
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