Por: Izabella Cristina, Isabelle Penna, Janaína Carvalho e Karine de Souza. 

Turma / Ano: 1° de Ensino Médio 

Disciplina: Artes Visuais 

Tema: O que é arte? 

Duração da aula: 100 minutos. 

Objetivo Geral: Reconhecer como é realizada a formação ideológica ocidental do que é arte. 

Objetivos Específicos: 

1. Investigar as diferentes concepções de arte durante a história ocidental;

2. Entender a complexidade de definir o que é considerado arte;

3. Inferir que existem múltiplas visões sobre o que é arte; 

4. Avaliar o pensamento crítico dos estudantes a respeito do tema.

Recursos Materiais: 

1. Papel A4; 

2. Caneta; 

3. Lápis de cor; 

4. Canetinha hidrográfica; 

5. Giz; 

6. Equipamento de projeção de slides. 

Conteúdos: 

Introduzir o conceito de ideologia para exemplificar como em diferentes períodos históricos determinados filósofos contribuíram para que o conceito de arte fosse estabelecido no ocidente, citar e exemplificá-los e apresentar em contrapartida artistas que quebram com o entendimento clássico sobre o que é arte. Por fim, a realização de uma atividade prática sobre o tema “O que é arte na sua concepção pessoal e por que a obra do artista João França foi considerada vandalismo enquanto a fotografia da mesma (tirada por um artista branco) foi considerada arte?”. 

Procedimentos: 

(0 – 5 min) Início da aula; 

(5 – 25 min) Apresentação de slides (Apresentação aqui)

(25 – 30 min) Debate sobre o tema abordado;

(30 – 80 min) Tempo para elaboração da atividade proposta;

(80 – 100 min) Discussão sobre o resultado final. 

Avaliação: 

A avaliação será dividida em três etapas: compreensão por parte do aluno das considerações feitas em aula, presença e participação nas atividades propostas. 

Bibliografia: 

Cauquelin, Anne. Teorias da arte. São Paulo: Martins, 2005.

Muniz, Fernando. Platão contra a arte. In: Os filósofos e a arte. Rio de Janeiro: Rocco, 2010. p. 15–42.

Nascimento, Luís F. S. Exposição e gênio na Crítica do Juízo. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, n. 4, p. 31–41, 1998.

Santoro, Fernando. Arte no pensamento de Aristóteles. In: Arte no pensamento. 2006. p. 72–88.

Tanner, Michael. Schopenhauer: metafísica e arte. São Paulo: UNESP, 2006.

(Apresentação aqui)

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