Por: Michelle Carla Baptista dos Santos 

Ano de Escolaridade: 4º Ano do Ensino Fundamental 

Tempo: 1 aula de 50 minutos.

Objetivo Geral 

Explorar o conceito de monocromia por meio do uso de pigmentos naturais, incentivando a criatividade estética dos alunos. 

Objetivos Específicos 

Compreender o conceito de monocromia; 

Conhecer e explorar pigmentos naturais; 

Estimular a criatividade dos alunos através da criação de trabalhos monocromáticos. 

Conteúdos Programáticos 

Monocromia na arte;

Técnica de uso e criação de tintas a partir de pigmentos naturais. 

Abordagem teórico metodológica 

Baseada nos princípios de Paulo Freire, a metodologia que será adotada buscará promover um aprendizado participativo e reflexivo. Os alunos serão incentivados a explorar e experimentar os pigmentos naturais de forma colaborativa e criando as tintas, o ideal é eles criarem a própria tinta de acordo com gosto pessoal, conhecendo e explorando o material, observando que com mais água ou com mais aglutinante como a tinta ficará.

O material de apoio que será utilizado para a criação das tintas é a “Apostila Intuitiva de Pigmentos Naturais” de Jhon Bermond, um artista do Espírito Santo que trabalha com aspectos das culturas populares e tradicionais. A apostila aborda os pigmentos naturais que são utilizados há milhares de anos e ensina a obter cores e tintas através de alimentos e minerais. 

Procedimentos Didáticos 

Apresentação do tema da aula, definição de monocromia – 5 minutos.

Discussão sobre a técnica de uso de pigmentos naturais, explicação sobre as características da monocromia e exemplos de obras de artistas – 10 minutos.

Preparação dos Pigmentos – demonstração e prática da preparação de pigmentos naturais utilizando diferentes elementos da natureza (temperos e alimentos) ajustando a consistência e a cor da tinta conforme a necessidade – 10 minutos.

Atividade Prática – Os alunos irão criar uma obra monocromática utilizando os pigmentos naturais preparados, explorando diferentes tonalidades da mesma cor – 25 minutos. 

Recursos 

– Pigmentos naturais (temperos e alimentos); 

– Água e cola (aglutinante); 

– Papel para as pintura; 

– Pincéis; 

– Computador da sala para apresentar imagens de obras impressionistas; – Exemplos de obras de pintores impressionistas para referência.

Avaliação 

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação dos alunos durante a atividade e o entendimento do conceito de monocromia e a criatividade na criação das obras e se o aluno desenvolveu a atividade proposta. 

Bibliografia 

Benjamin, Walter. Sobre a pintura ou signo e mancha. In: Escritos sobre mito e linguagem. Tradução de Susana Kampff Lages; Ernani Chaves. São Paulo: Editora 34, 2011.

Bermond, Jhon. Apostila intuitiva de pigmentos naturais. [s.l.]: [s.n.], [s.d.].

Pereira, Ana Maria Lopes. O mundo das cores na arte infantil. Petrópolis: Vozes, 2020.

Nenhuma resposta ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *