Por: Michelle Carla Baptista dos Santos
Ano de Escolaridade: 4º Ano do Ensino Fundamental
Tempo: 1 aula de 50 minutos.
Objetivo Geral
Explorar o conceito de monocromia por meio do uso de pigmentos naturais, incentivando a criatividade estética dos alunos.
Objetivos Específicos
Compreender o conceito de monocromia;
Conhecer e explorar pigmentos naturais;
Estimular a criatividade dos alunos através da criação de trabalhos monocromáticos.
Conteúdos Programáticos
Monocromia na arte;
Técnica de uso e criação de tintas a partir de pigmentos naturais.
Abordagem teórico metodológica
Baseada nos princípios de Paulo Freire, a metodologia que será adotada buscará promover um aprendizado participativo e reflexivo. Os alunos serão incentivados a explorar e experimentar os pigmentos naturais de forma colaborativa e criando as tintas, o ideal é eles criarem a própria tinta de acordo com gosto pessoal, conhecendo e explorando o material, observando que com mais água ou com mais aglutinante como a tinta ficará.
O material de apoio que será utilizado para a criação das tintas é a “Apostila Intuitiva de Pigmentos Naturais” de Jhon Bermond, um artista do Espírito Santo que trabalha com aspectos das culturas populares e tradicionais. A apostila aborda os pigmentos naturais que são utilizados há milhares de anos e ensina a obter cores e tintas através de alimentos e minerais.
Procedimentos Didáticos
Apresentação do tema da aula, definição de monocromia – 5 minutos.
Discussão sobre a técnica de uso de pigmentos naturais, explicação sobre as características da monocromia e exemplos de obras de artistas – 10 minutos.
Preparação dos Pigmentos – demonstração e prática da preparação de pigmentos naturais utilizando diferentes elementos da natureza (temperos e alimentos) ajustando a consistência e a cor da tinta conforme a necessidade – 10 minutos.
Atividade Prática – Os alunos irão criar uma obra monocromática utilizando os pigmentos naturais preparados, explorando diferentes tonalidades da mesma cor – 25 minutos.
Recursos
– Pigmentos naturais (temperos e alimentos);
– Água e cola (aglutinante);
– Papel para as pintura;
– Pincéis;
– Computador da sala para apresentar imagens de obras impressionistas; – Exemplos de obras de pintores impressionistas para referência.
Avaliação
A avaliação será contínua e formativa, observando a participação dos alunos durante a atividade e o entendimento do conceito de monocromia e a criatividade na criação das obras e se o aluno desenvolveu a atividade proposta.
Bibliografia
Benjamin, Walter. Sobre a pintura ou signo e mancha. In: Escritos sobre mito e linguagem. Tradução de Susana Kampff Lages; Ernani Chaves. São Paulo: Editora 34, 2011.
Bermond, Jhon. Apostila intuitiva de pigmentos naturais. [s.l.]: [s.n.], [s.d.].
Pereira, Ana Maria Lopes. O mundo das cores na arte infantil. Petrópolis: Vozes, 2020.
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