Por: Olivê Barcellos Rezende Pedro da Costa

Ano de escolaridade: 8º ano do Ensino Fundamental. 

Duração das aulas: 50 minutos e saída para pesquisa de campo.

Palavras-chave: Arte Rupestre, Caverna de Lascaux, Grafite, Rede NAMI, Humanidade, Cultura e Identidade 

Tema: Arte Rupestre (Lascaux e Serra da Capivara) e Grafite (Rede NAMI) na reflexão acerca das identidades e das culturas. 

Objetivo geral: Pensar sua projeção no mundo e no futuro, refletindo sobre culturas e a arte como forma de registro de si e da humanidade no tempo. 

Objetivos específicos 

Refletir sobre Arte Rupestre, seus significados e impactos na atualidade. Relacionar a Arte Rupestre com o Grafite, pensando na continuidade dos registros humanos no ambiente em que vivemos; 

Apresentar a Rede NAMI e alguns de seus grafites;

Pensar em sua história individual e que aspectos da cultura são importantes para sua identidade; 

Simbolizar e sintetizar sua identidade, se comunicando através de imagens. 

Conteúdos 

História da Caverna de Lascaux, incluindo visita virtual; 

Imagens de Arte Rupestre de Lascaux e Piauí;

Imagens e história da Rede NAMI;

Reflexão sobre sua identidade e formação cultural;

Experimentação plástica e visita de campo. 

Metodologia 

A metodologia a seguir discorre sobre duas aulas: uma feita em horário regular, em sala de aula; e outra realizada a partir de uma visita de campo no Museu Vivo NAMI. 

AULA NA ESCOLA (50 minutos) 

primeiro bloco (20 minutos) – Apresentação e discussão sobre os conteúdos Contar sobre a descoberta da Caverna de Lascaux e realizar visita virtual.

Contar sobre a Serra da Capivara e sua importância mundial. 

Trazer reflexões a partir de Bataille em o Nascimento da Arte, apresentando imagens de arte rupestre. 

Apresentar a Rede NAMI e sua história, discutindo sobre arte e política baseando-se na publicação Hackeando o Poder, do coletivo apresentado. 

Apresentar imagens de obras da Rede NAMI expostas no Museu Vivo NAMI. Estabelecer relações entre o Grafite e a Arte Rupestre. 

Refletir sobre a necessidade humana de se registrar e produzir arte. 

segundo bloco (20 minutos) – Atividade prática 

A atividade prática dessa aula será voltada para a produção de um planejamento do que farão na visita de campo. O que fizerem em sala será reproduzido por eles como Grafite no Museu Vivo NAMI, na parede disponibilizada para as turmas. 

A proposição da atividade virá da seguinte elaboração ficcional: 

Imaginem que ficamos sabendo de um apocalipse que está por vir. Tudo da humanidade será perdido e ela só voltará a viver daqui há 50 mil anos. Nesse futuro, o único vestígio que irão encontrar do passado serão os desenhos de vocês, as marcas que deixaram. 

Inspirados em como o Grafite produzido pela Rede NAMI traz questões importantes para a humanidade baseada na vivência das artistas do coletivo: O que vocês fariam? O que representa vocês? O que vocês consideram ser fundamental que a humanidade saiba quando for se reerguer? 

Realização da atividade no papel ofício A4, com lápis grafite, canetinha e lápis de cor. 

terceiro bloco (10 minutos) – Apresentação dos trabalhos 

Cada estudante conta o que fez e qual a importância de sua produção para a humanidade. 

SAÍDA DE CAMPO 

A Rede NAMI é bastante aberta a contatos externos e realiza visitas mediadas ao seu Museu Vivo NAMI, a céu aberto em Tavares Bastos. Além disso, existe a possibilidade de se inscrever para pintar seus muros, o que seria negociado com a Rede para que os alunos pudessem realizar a atividade proposta. 

Primeiro bloco (20 minutos) 7h30-7h50 

Saída para a pesquisa. Encontro na escola e entrada no ônibus. 

Segundo bloco (50 minutos) 7h50-8h40 

Já dentro do ônibus, relembraremos a história da Rede NAMI e as discussões da aula durante o trajeto.

Terceiro bloco (30 minutos) 8h40-9h10 

Chegada ao Museu Vivo NAMI. Lanche e ambientação. 

Quarto bloco (50 minutos) 9h10-10h 

Visita guiada à exposição. 

Quinto bloco (50 minutos) 10h-10h50 

Produção dos Grafites no muro cedido pela Rede Nami. 

Sexto bloco (50 minutos) 10h50-11h40 

Volta para a escola. 

Sétimo bloco (50 minutos) 11h40-12h30 

Almoço na escola 

Oitavo bloco (50 minutos) 12h30-13h20 

Conversa e discussão sobre impressões e reflexões produzidas na pesquisa de campo. 

Recursos materiais

Visita virtual à Caverna de Lascaux e imagens de Arte Rupestre e Grafites da Rede NAMI;

Papel ofício A4, lápis grafite, tinta acrílica, tinta látex em spray, pincéis e máscaras descartáveis. 

Avaliação 

A avaliação se dará no processo da aula, conferindo se foi possível que os estudantes tenham refletido sobre os significados e impactos da Arte Rupestre na atualidade, suas relações com o Grafite e como a arte pode ser política. Pensado sua própria historicidade relacionada com aspectos culturais e simbolizado a si mesmos nesse contexto, estabelecerão comunicação através das imagens. Diálogo e reflexão sobre a visita de campo e seus impactos e desdobramentos. 

Objetos de conhecimento/habilidades BNCC relacionadas

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. 

Referências

Bataille, Georges. Lascaux e o nascimento da arte. Córdoba: Alción Editora, 2003. p. 25–54.

Ministère de la Culture. Visite virtuelle – La Grotte de Lascaux. Musée d’Archéologie Nationale. Disponível em: https://archeologie.culture.gouv.fr/lascaux/fr. Acesso em: 26 set. 2023.

Rede Nami. Hackeando o poder: táticas de guerrilha para artistas do sul global. Rio de Janeiro: Cobogó, 2023. Disponível em: https://redenami.com/. Acesso em: 5 dez. 2023.

Serra da Capivara. Direção: Edson Fogaça. Produção: UNESCO Brasília; Petra Energia. Serra da Capivara, Piauí: UNESCO Brasília, 2013. Documentário. Disponível em: https://www.unesco.org/archives/multimedia/document-3544-por-2. Acesso em: 27 set. 2023.

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